FLUXOS DE COMUNICAÇÃO NA EMPRESA

FLUXOS DE COMUNICAÇÃO NA EMPRESA

A direção do fluxo de comunicação pode movimentar-se de forma ascendente e descendente, seguindo um padrão de hierarquia, ou pode mover-se em um mesmo nível, ocorrendo entre pessoas que ocupam uma mesma posição na organização.

A comunicação ascendente ocorre quando a informação parte do subordinado para o superior. É aquela que se processa das bases em direção aos níveis mais elevados da hierarquia organizacional. Podem ser opiniões, críticas, elogios ou reclamacões dos funcionários, pexpressada por meio de reunioes e conversações formais e informais das lideranças com suas equips, por meio de caixas de sugestões ou pesquisa de clima organizacional. Geralmente esse fluxo de informação/comunicação é mais eficaz quando caconece de maneira mais informal e espontânea ( conversas em encontros sociais, eventos, happy hoir, jogos ou competiçõe esportiva,s etc.) A comunicação ascendente corresponde ao processo de feedback, ou seja, é o retorno do corpo functional sobre o modelo de gestão, ações administrativas, políticas gerenciais e planos organizacionais determinados pelo corpo diretivo da empresa.s

A comunicação descendente é o fluxo de comunicação que segue de superior para subordinado.

São as mensagens ou informações que saem do topo decisório e descem até as bases. É o tipo de comunicação vertical, insto é, de cima para baixo emu ma linha de direção descendente. É a comunicação official ( falada, impressa ou eletrônica) que transmite normas, procedimentos, atribuições, políticas, instruções, estratégias e planos, objetivos e metas, práticas organizacionais, notícias institucionais, enfim, é a comunicação que emana dos cargos diretivos e gerenciais, voltada para o corpo funciona da empresa.

A comunicação horizontal é a comunicação entre pessoas do mesmo nível hierárquico. Pode ser nociva se assumir normas irrelevantes ou houver problemas de coordenação entre os indivíduos.

Caso contrário, pode suprir apoio emocional e social do indivíduo através da compreensão mútua dos pares. Este fluxo de informação também possibilita a organização das pessoas em esforços cooperativos, além de satisfazer as necessidades de inclusão, controle e afeição, que segundo Shutz, levam a criatividade duradoura.

Nas estruturas organizacionais mais burocráticas e hierárquicas pode-se identifcar uma tedência para se manter a informação como propriedade secreta de grupos de um mesmo nível functional. Essa situação cria as chamadas caixas-pretas da organização. Ou seja, as informações que são controladas e manipuladas conforme o interesse de determinados grupos de profissionais.

A comunicação transversal – Nas organizações mais modernas ( descentralizadas e flexiveis) onde a gestão é mais participativa e integrada, as pessoas interagem mais, o que permite o fluxo de comunicações que se dá em todas as direções, sem a distinção de nívies hierárquicos.

A comunicação circular . – Esse tipo de fluxo é mais presente nas empresas de porte pequeno e extremamente informais, onde as informações circulam indistintamente entre todos os níveis da sua estrutura functional.

Chiavenato (1987, pp.202) coloca que a comunicação é uma atividade administrativa que tem como propósitos proporcionar informação e compreensão necessárias para que as pessoas possam se conduzir nas suas tarefas, gerando assim cooperação, motivação e satisfação no cargo. São esses propósitos que vão conduzir a um espírito de equipe e melhor desempenho nas tarefas. Os subordinados devem receber dos superiores esclarecimentos sobre as orientações tomadas e, por outro lado, os superiores devem ser informados do que está acontecendo.

Para que sejam evitadas informações idiossincráticas e tendenciosas de pessoas de diferentes subsistemas bem como para aumentar o nível de informação relevante, as organizações devem criar estruturas formais de informação e pesquisa sobre sua atuação.

As organizações, por sua vez, são dinâmicas e a estrutura de comunicação interna que se praticava no passado – quando prevalecia o fluxo descendente – mostra-se hoje ineficiente e ineficaz. Atualmente, um bom programa de comunicação interna dever estruturado e fundamentado por meio de uma pesquisa de campo, que inclua um diagnóstico, a partir de entrevistas pessoais e coletivas. Também se pode desenvolver um plano de comunicação que leve em consideração a participação do corpo funcional, através, por exemplo, da formação de comitês e núcleos de comunicação, integrados por representantes de funcionários. Dessa maneira, programas diferenciados poderão ser criados e desenvolvidos com a empatia e o engajamento direto do público interno.

Sobre ovigillante - blog (da professora) Virgínia Salomão

Virgínia Salomão, mestre em Comunicação e Mercado (Casper Libero), doutora em Comunicação (Umesp ), jornalista, advogada, aprendiz de escritora.
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Uma resposta para FLUXOS DE COMUNICAÇÃO NA EMPRESA

  1. Vicente Negrão disse:

    Quero parabeniza-lá pelo excelente texto e pela sua forma didática de transmitir o conteúdo.

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